Estou aqui com uma espécie de dúvida que de certo modo me atormenta a cabeça.
inveja (â ou ê ou âi)
s. f.
1. Desgosto pelo bem alheio.
2. Desejo de possuir o que outro tem (acompanhado de ódio pelo possuidor).
Agora gostava saber o porquê das pessoas terem inveja das outras. Porque passam a sua insignificante vida a observar o que os outros têm, a falar mal dos mesmos, só porque gostavam de algum dia alcançar o que o outro é ou tem? Esta atitude merece misericórdia por nossa parte ou raiva? Porque ao invés de se limitarem a esse sentimento não tentam ser eles próprios e tentarem alcançarem ser alguém melhor? Lutarem pelo que desejam, pelo que ambicionam – Será que não têm ambições? -, Infelizmente penso que essas pessoas como nunca nada alcançaram na sua vida que fosse nalguma vez digna de felicitação e até valorização própria, ainda não provaram aquele sabor da Vitória, o sabor doce de quem vence algo quase que invencível para si nalgum dia.
Terei pena? Terei raiva por cobiçarem o que eu possuo – embora em meu ver, não seja, até agora, nada de mais - ? Não sei.
Eu não sou assim, e gostaria de saber também, o que leva a essas pessoas a serem-no. Será que é falta de auto-estima? Será que gostam de ser corroídos pela inveja? Será que na sua cabeça nada mais existe que a resignação das suas personalidades e vidas?
"A inveja nada mais é que o ódio à superioridade."
1 comentário:
Ola;)
A inveja é tipica e dos medíocres, daqueles ou daquelas que não conseguem atingir os seus obkecivos ou pior que isso, daqueles que nem objectivos têm. Por isso perseguem os que conseguem e ficam incomodados com todos aqueles(as) que conseguem atingir os seus objectivos, que lutam pelos seus ideais e propositos. A Inveja é como um desgosto pelos feitos dos outros, pelos bens dos outros ou pela felicidade dos outros, e muitas vezes a inveja funciona como inferioridade, ou seja, é um sentimento de tristeza,de mal estar, uma forma de frustação. O invejoso por norma é aquele que em vez de sentir prazer com aquilo que é, ou com aquilo que tem, sofre com aquilo que não é e com aquilo que não tem.
Mas, aquilo que eu penso e aquilo que costumo fazer, é simples como agua, simplesmente afasto-me dessas pessoas, acima de tudo porque elas transmitem más vibrações, sentimentos mesquinhos, negativos.
Tudo isto faz parte de um processo de evolução do "EU" de cada um de nós e, espero que , os sentimentos de inveja desapareçam das mentes daqueles que a praticam, e que aos poucos a substituam, por Paz, Amor incondicional, Amor Proprio e auto estima.
Beijocas e ainda bem que voltaste a escrever no teu Blog:))
Boas Férias e parabéns pelas tuas fantasticas notas;) .. és grande!
Carlos
Enviar um comentário